Professor

Mário Rui Simões Rodrigues é professor de História do quadro da Escola Secundária da Batalha (de licença sem vencimento a partir de 1 de Setembro de 2022).

Licenciou-se em:

  • História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1990)

  • História (Ramo de Formação Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992)

  • Direito (Ciências Jurídico-Económicas), pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2006).



Publicou os seguintes estudos:

 

a) Obras individuais:

 

Viagens pela História de Alvaiázere, Alvaiázere, Câmara Municipal, 2006.

 

Da Estrada Romana ao Telégrafo Visual: Dois mil anos de viagens e comunicações por terras de Alvaiázere, Batalha, Centro do Património da Estremadura, 2007.

 

O Diário “Perdido” da Viagem de José Cornide por Espanha e Portugal em 1772, Batalha, Centro do Património da Estremadura, 2010.

 

– Réplica reconstituída do Foral Manuelino de Ansião, no 5.º Centenário da sua entrega e no 8º Centenário da Carta de Povoamento da Herdade de Ansion, Ansião, Município de Ansião, 2016.

 

Memórias Antigas da Misericórdia de Leiria.

 

b) Obras colectivas:

 

– Edição crítica da “Compilação de Elementos para o Estudo da Questão de Olivença”, de Luiz Teixeira de Sampayo, Lisboa, Associação dos Amigos do Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2001.

 

Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas – 5. Alvaiázere (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura (FLUC) - Palimage, 2007.

 

Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas – 10. Ansião (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura (FLUC) - Palimage, 2012.

 

Informações Paroquiais e História Local. A Diocese de Coimbra. Século XVIII (com a Prof.ª Doutora Margarida Sobral Neto), Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura (FLUC) - Palimage, 2012.

 

Alvaiázere e os Seus Forais (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), Alvaiázere, Câmara Municipal, 2014.

 

Maçãs de Dona Maria no século XVII e a Comenda de São Paulo: o Tombo de 1608-1610 (Com Élio Dias Marques), Leiria, Textiverso, 2015.

 

Forais de Figueiró dos Vinhos: Aguda, Arega, Figueiró dos Vinhos (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), Figueiró dos Vinhos, Câmara Municipal, 2016.

 

– Forais de Leiria (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), Leiria, Textiverso, 2017.

 

Diocese de Leiria: Informações paroquiais, 1721 (Com Agostinho de Sousa Matias), Leiria, Hora de Ler, 2019.

 

Foral Manuelino de Olivença (com o Prof. Doutor Saul António Gomes e José Antonio González Carrillo), Badajoz-Olivença, Universidad de Extremadura - Ayuntamiento de Olivença, 2021.


D. Frei Gaspar do Casal e o Convento de Santo Agostinho, em Leiria: Contributos para a sua História (Com Agostinho de Sousa Matias), Leiria, Hora de Ler, 2024.


Constituições do Bispado de Leiria (Com Agostinho de Sousa Matias), Leiria, Hora de Ler, 2025.


Memórias de Olivença no Século XVIII (com José Antonio González Carrillo), (EM PREPARAÇÃO)


 

 

·        c) Artigos (apenas os mais relevantes ou mais recentes):

 

Olivença na Conferência da Paz de 1919 (Sep. de Olivença: Revista de Estudos Históricos, Jurídicos e Diplomáticos, N. 1 (2001)).

 

– «A telegrafia visual na Estremadura: Atenção especial a Alvaiázere», in Cadernos de Estudos Leirienses, 1 (Maio de 2014), pp. 61-76.

 

Sinóptica proposição para a autoria d’O Couseiro (Sep. de Cadernos de Estudos Leirienses, 4 (Maio de 2015)).

 

– «Os Tombos da Comenda da Igreja de São Martinho, de Pombal», in Cadernos de Estudos Leirienses, 6 (Dezembro de 2015), pp. 425-428.

 

– «Relato integral da passagem de Fabio Biondi e Giovanni Battista Confalonieri pela Alta Estremadura: Trecho inédito sobre Alcobaça», in Cadernos de Estudos Leirienses, 8 (Maio de 2015), pp. 45-60. (Em co-autoria com o Dr. Agostinho de Sousa Matias).

 

– «IN PERPETVAM REI MEMORIAM: A epígrafe latina em honra de D. Luís de Menezes, Senhor de Ansião» (Em co-autoria com o Prof. José d’Encarnação), in Cadernos de Estudos Leirienses, 9 (Setembro de 2016), pp. 35-49.

 

– «Os Cemitérios Públicos no Século XIX: Atenção Especial ao Nordeste do Distrito de Leiria», in Práticas Funerárias e Atitudes perante a Mortena Região Centro, Maçãs de Dona Maria, Junta de Freguesia, 2019, pp. 129-162.


– «Acerca dos pelourinhos da vila de Alcobaça», in Anais Leirienses, n.º 12 ( Dezembro de 2022), pp. 61-94.


– «Reconstituição do texto do foral manuelino de Pombal», in Anais Leirienses, n.º 13 ( Maio de 2023), pp. 45-82.


– «Os “Inventários Monástico-Conventuais de 1823”: Atenção especial à Alta Estremadura», in Anais Leirienses, n.º 15 ( Outubro de 2023), pp. 299-331.


– «Dois importantes Ofícios do bispo D. João Inácio da Fonseca Manso, acerca da extinção das casas religiosas da Diocese de Leiria, em 1822», in Anais Leirienses, n.º 17 ( Outubro de 2024), pp. 187-219.



 



     

     






 

Fundou o Círculo de Estudos Oliventinos, onde promoveu e dirigiu o primeiro número da publicação “Olivença: Revista de Estudos Históricos, Jurídicos e Diplomáticos”.

 

Foi dirigente associativo de várias agremiações como Grupo dos Amigos de Olivença, Círculo de Estudos Oliventinos, Forum Olivença, Forum de Amizade Galiza-Portugal, Al-Baiaz: Associação de Defesa do Património e Centro do Património da Estremadura.

 


 



Contacto: