Professor

Mário Rui Simões Rodrigues é professor de História do quadro da Escola Secundária da Batalha.

Licenciou-se em:

  • História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1990)

  • História (Ramo de Formação Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992)

  • Direito (Ciências Jurídico-Económicas), pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2006).



Publicou os seguintes estudos:

 

a) Obras individuais:

 

Viagens pela História de Alvaiázere, Alvaiázere, Câmara Municipal, 2006.

 

Da Estrada Romana ao Telégrafo Visual: Dois mil anos de viagens e comunicações por terras de Alvaiázere, Batalha, Centro do Património da Estremadura, 2007.

 

O Diário “Perdido” da Viagem de José Cornide por Espanha e Portugal em 1772, Batalha, Centro do Património da Estremadura, 2010.

 

– Réplica reconstituída do Foral Manuelino de Ansião, no 5.º Centenário da sua entrega e no 8º Centenário da Carta de Povoamento da Herdade de Ansion, Ansião, Município de Ansião, 2016.

 

Memórias Antigas da Misericórdia de Leiria, NO PRELO.

 

a) Obras colectivas:

 

– Edição crítica da “Compilação de Elementos para o Estudo da Questão de Olivença”, de Luiz Teixeira de Sampayo, Lisboa, Associação dos Amigos do Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2001.

 

Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas – 5. Alvaiázere (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura (FLUC) - Palimage, 2007.

 

Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas – 10. Ansião (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura (FLUC) - Palimage, 2012.

 

Informações Paroquiais e História Local. A Diocese de Coimbra. Século XVIII (com a Prof.ª Doutora Margarida Sobral Neto), Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura (FLUC) - Palimage, 2012.

 

Alvaiázere e os Seus Forais (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), Alvaiázere, Câmara Municipal, 2014.

 

Maçãs de Dona Maria no século XVII e a Comenda de São Paulo: o Tombo de 1608-1610 (Com Élio Dias Marques), Leiria, Textiverso, 2015.

 

Forais de Figueiró dos Vinhos: Aguda, Arega, Figueiró dos Vinhos (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), Figueiró dos Vinhos, Câmara Municipal, 2016.

 

– Forais de Leiria (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), Leiria, Textiverso, 2017.

 

Diocese de Leiria: Informações paroquiais, 1721 (Com Agostinho de Sousa Matias), Leiria, Hora de Ler, 2019.

 

Foral Manuelino de Olivença (com o Prof. Doutor Saul António Gomes), NO PRELO.

 

 

·        Artigos (apenas os mais relevantes ou mais recentes):

 

Olivença na Conferência da Paz de 1919 (Sep. de Olivença: Revista de Estudos Históricos, Jurídicos e Diplomáticos, N. 1 (2001)).

 

– «A telegrafia visual na Estremadura: Atenção especial a Alvaiázere», in Cadernos de Estudos Leirienses, 1 (Maio de 2014), pp. 61-76.

 

Sinóptica proposição para a autoria d’O Couseiro (Sep. de Cadernos de Estudos Leirienses, 4 (Maio de 2015)).

 

– «Os Tombos da Comenda da Igreja de São Martinho, de Pombal», in Cadernos de Estudos Leirienses, 6 (Dezembro de 2015), pp. 425-428.

 

– «Relato integral da passagem de Fabio Biondi e Giovanni Battista Confalonieri pela Alta Estremadura: Trecho inédito sobre Alcobaça», in Cadernos de Estudos Leirienses, 8 (Maio de 2015), pp. 45-60. (Em co-autoria com o Dr. Agostinho de Sousa Matias).

 

– «IN PERPETVAM REI MEMORIAM: A epígrafe latina em honra de D. Luís de Menezes, Senhor de Ansião» (Em co-autoria com o Prof. José d’Encarnação), in Cadernos de Estudos Leirienses, 9 (Setembro de 2016), pp. 35-49..

 

– «Os Cemitérios Públicos no Século XIX: Atenção Especial ao Nordeste do Distrito de Leiria», in Práticas Funerárias e Atitudes perante a Mortena Região Centro, Maçãs de Dona Maria, Junta de Freguesia, 2019, pp. 129-162.

 



     

     





Tem em preparação:

  • Foral Manuelino de Olivença"

 

Fundou o Círculo de Estudos Oliventinos, onde promoveu e dirigiu o primeiro número da publicação “Olivença: Revista de Estudos Históricos, Jurídicos e Diplomáticos”.

 

Foi dirigente associativo de várias agremiações como Grupo dos Amigos de Olivença, Círculo de Estudos Oliventinos, Forum Olivença, Forum de Amizade Galiza-Portugal, Al-Baiaz: Associação de Defesa do Património e Centro do Património da Estremadura.

 


 



Contacto: